Airy Gavião

You are here: Home / O mandato coletivo / A candidatura coletiva / Airy Gavião

A LUTA PELA MÃE TERRA É A MÃE DE TODAS AS LUTAS!

Airy Gavião​ traz dentro de si a força ancestral da mulher indígena e dos povos originários do Brasil. Nascida na Amazônia, ela escolheu viver no Distrito Federal e construir, junto com lutadores e lutadoras de diversas etnias, o Conselho Indígena do DF, que indicou Airy como a pré-candidata a deputada distrital no Mandato Coletivo!
Além do Conselho Indígena, Airy dedicou boa parte de sua vida à transformação social e à defesa dos territórios e da cultura dos povos indígenas, o que a aproximou de projetos como a Barca das Letras, diversas atividades de artesanato e, mais recentemente, a construção do Fórum Alternativo Mundial da Água, o maior evento em defesa da água do planeta, onde teve uma atuação muito destacada.
A chegada de Airy e do Conselho Indígena do DF ao Mandato Coletivo não é por acaso: 518 anos após a invasão europeia os povos indígenas resolveram mudar a história e ocupar a política. Liderados por Sonia Bone Guajajara​, pré-candidata a co-Presidenta da República, e diversas outras lideranças importantes como Junior Xukuru​, Kerexu​, Matudjo Metuktire​, os povos indígenas selam essa aliança histórica entre com sem tetos, ativistas do PSOL, midialivristas e lutadoras sociais das periferias que pretende transformar o Brasil e o Distrito Federal para sempre!
Temos em nosso país mais de 305 povos indígenas, mais de 174 línguas e quase 10 mil indígenas residindo no Distrito Federal. Aqui eles lutam pela preservação de seus territórios (como o Santuário dos Pajés e o Recanto dos Encantados), contra o avanço sobre o cerrado promovido pelo governo, contra a especulação imobiliária e a grilagem dos poderosos, além de darem o exemplo sobre como conviver de forma harmoniosa com a natureza.
Airy e o Conselho Indígena do DF se juntam ao Mandato Coletivo​ por saberem que só a luta muda a vida e que é preciso construir um país com democracia real, que respeite seus povos originários, tradicionais, a maioria de sua população e a Mãe Natureza!

“Chegou a hora de pensarmos um outro modelo de desenvolvimento, que não feche os olhos para nosso povo e para nosso planeta!”

Ainda não sabe o que é o Mandato Coletivo? Veja as outras postagens, conheça quem mais está construindo essa mobilização histórica e vem com a gente também transformar o país!